Bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado

Bolsas CAPES Bolsas FAPEMIG Bolsas UFOP

A PROPP é a responsável pela gestão das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado de caráter institucional financiadas pela Capes, Fapemig e pela própria UFOP. É também a responsável pela interlocução com as agências de financiadoras.

Bolsas de Mestrado e Doutorado Capes

Objetivos

O programa tem por objetivo a formação de recursos humanos de alto nível, proporcionando aos programas de pós-graduação stricto sensu condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades. O instrumento básico do DS é a concessão de bolsas aos programas de pós-graduação stricto sensu, definida com base nos resultados do sistema de acompanhamento e avaliação coordenado pela CAPES, para que mantenham, em tempo integral, alunos de excelente desempenho acadêmico.

Regulamentos

As bolsas de mestrado e doutorado são concedidas pela CAPES no âmbito do Programa de Demanda Social e é regulamentado pela Portaria CAPES nº 76, de 14 de abril de 2010.

Documentação do Bolsista

Regulamento do Demanda Social

Termo de compromisso de bolsista CAPES

Formulário de cadastramento de bolsista CAPES

Formulário de cancelamento de bolsa CAPES

Bolsas de Mestrado e Doutorado da FAPEMIG

Bolsas de Mestrado e Doutorado FAPEMIG:

As bolsas de mestrado e doutorado financiadas pela FAPEMIG são concedidas no âmbito do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG). São administradas pela PROPP e gerenciadas pela Fundação Gorceix. Verifique suas regras e requisitos clicando aqui.

Documentos referentes a esta modalidade de bolsa:

Regulamento do PAPG

Formulário para cadastramento de bolsa PAPG - Formulário 33

Lista de documentos exigidos para o cadastramento

Ficha de Cadastro na Fundação Gorceix

Bolsas de Mestrado e Doutorado da UFOP

A UFOP financia bolsas de mestrado e doutorado acadêmicos, no âmbito do Programa de Bolsas Institucionais de Mestrado e Doutorado. São objetivos do programa: I - contribuir na formação para a docência de alunos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado por meio de atividades pedagógicas na graduação; II- contribuir par a melhoria da qualidade de ensino na graduação; III- incentivar práticas pedagógicas inovadoras. As regras estão previstas na Resolução CEPE 7245.

Documentos referentes a esta modalidade de bolsa:

Resolução CEPE 7245

Termo de compromisso de bolsista UFOP

Relatório Anual bolsa UFOP