skip to content

Defesa de dissertação da mestranda Ana Paula Martins (PPGCOM)

Português, Brasil

Na última segunda-feira, 26 de agosto de 2019, ocorreu na sala 203 do Prédio Padre Avelar, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), a defesa de dissertação da candidata ao mestrado Ana Paula Martins, do Programa de Pós-graduação em Comunicação, financiado pela CAPES, CNPQ e FAPEMIG.

Ana Paula diz que: As receitas funcionam como uma “teoria” do saber culinário, que, após experimentações práticas, é traduzido em textos. A pesquisa estudou o gênero receita culinária e suas alterações conforme as mídias em que são registradas, divulgadas e compartilhadas. Foram analisadas receitas de comida mineira oriundas de livros, site e aplicativo e a influência da mídia nas quais são divulgadas, com a seleção dos seguintes objetos: os livros ​Cozinheiro Nacional​; ​Dona Benta – Comer bem​; e ​Sabores e Cores das Minas Gerais: a culinária mineira no Hotel Senac Grogotó​; ​o site ​Panelinha​; e o aplicativo TudoGostoso Receitas.​ Utiliza-se um aporte teórico com conhecimentos e discussões nos campos da gastronomia, do gênero textual, da Ecologia de Mídias (SCOLARI, 2005), agregando, ainda, conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e midiamorfose (FIDLER, 1998). Nesse sentido, conjuga-se a natureza heterogênea e mutável do gênero textual à abordagem da ecologia de mídias, como uma perspectiva midiática evolutiva, para compreender as transformações sucedidas com a receita culinária. A análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e o Estudo de Caso (YIN, 2001), por meio de um protocolo desenvolvido tomando como base três eixos centrais de análise: texto, apresentação visual e suporte, que se referem, ainda, às três gramáticas apontadas por Scolari (2004): textual, gráfica e interacional.

A pesquisa sugere a possibilidade de uma atualização do gênero receita culinária que considere não apenas o seu conteúdo textual, mas também abranja a sua forma de apresentação visual e possibilidades de interação com o receptor, conforme as aqui chamadas de gramáticas da gastronomia.

O trabalho intitulado “Um estudo do gênero receita culinária e sua relação com as mídias” foi avaliado e aprovado pela banca examinadora composta pelo Professor Orientador Dr. Marcelo Freire, pela Profa. Dra. Ana Elisa Ferreira Ribeiro (CEFET-MG) e pela Profa. Dra. Débora Cristina Lopes (UFOP).

Twitter icon
Facebook icon
Google icon