skip to content
 

Encontro de saberes

Um Evento Integrador

Com base no tripé da educação, ensino, pesquisa e extensão, as Pró-Reitorias acadêmicas da UFOP organizam anualmente o Encontro de Saberes. Esse evento tem o objetivo de ampliar e aprofundar o diálogo entre a comunidade acadêmica (UFOP) e a comunidade externa, de forma a gerar conhecimentos e fortalecer o vínculo e o compromisso com as suas populações-alvo.

Na Edição de 2020 a Universidade Federal de Ouro Preto realizará o Encontro de Saberes de modo 100% virtual (on-line) em virtude da pandemia do Covid-19. O Encontro de Saberes 2020 acontecerá entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro de 2020.

Convidamos todos os alunos e bolsistas dos programas de pós-graduação da UFOP a se inscreverem e participarem dos eventos:

Para detalhes sobre inscrição, calendário, requisitos, relacionados ao evento, acesse o website do Encontro de Saberes, clicando aqui ou no ícone abaixo.

Os principais eventos que integram o Encontro de Saberes estão apresentados no quadro abaixo.

Seminário de Iniciação Científica (SEIC)

O SEIC tem  o objetivo promover o intercâmbio entre estudantes de graduação que participam de Programas de Iniciação Científica em Instituições de Ensino e Pesquisa, públicas ou privadas, em todas as áreas de conhecimento. Insere-se neste evento a avaliação dos Programas Institucionais da UFOP de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC/CNPq/UFOP, PIBIC-Af/CNPq/UFOP, PIBITI/CNPq/UFOP, PROBIC/FAPEMIG/UFOP, PIP/UFOP, PROMET/Fundação Gorceix, PROMIN/Fundação Gorceix, PIBIC-EM/CNPq/UFOP, BIC-Jr/FAPEMIG/UFOP e do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC).

Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT)

A MIT tem por objetivo promover a divulgação das atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico realizadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação. Insere-se neste evento a avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) e do Programa Institucional de voluntários de Iniciação Científica (PIVIC).

Mostra da Pós-Graduação (MPPG)

A Mostra da Pós-Graduação - MPPG tem por objetivo promover a divulgação das atividades de pesquisa realizadas pelos estudantes dos programas de pós-graduação da UFOP. Os pós-graduandos bolsistas que tem mais de 75% do tempo regular de mestrado e doutorado concluídos (18 e 36 meses, respectivamente) estão convocados para apresentar seus trabalhos na Mostra da Pós-Graduação 2020.

Seminário de Extensão (SEXT)

O SEXT tem o objetivo de apresentar as ações e projetos extensionistas da UFOP nas modalidades oral, pôster, bancadas. Também inclui a realização de apresentações culturais em palco, teatro e

Mostra Pró-Ativa

O programa Pró-Ativa tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de graduação por meio de Projetos que visem o desenvolvimento de metodologias e tecnologias de apoio a aprendizagem; a elaboração e organização de materiais e coleções didáticas de auxílio a disciplinas; ações para redução da evasão e retenção na graduação; propostas associadas ao Projetos Pedagógicos dos cursos e outras relacionadas à temática da acessibilidade e inclusão. 

Seminário de Internacionalização (SEINTER)

O objetivo do SEINTER é apresentar, no formato pôster, as experiências dos discentes da UFOP no Programa Ciência sem Fronteiras, de modo a democratizar as experiências acadêmicas daqueles que tiveram a oportunidade de estudar no exterior.

Seminário de Monitoria

O Seminário de Monitoria tem como objetivo discutir o papel do Programa de Monitoria na UFOP, bem como avaliar o programa e pensar estratégias de acompanhamento sistemático das monitorias.

Mostra PIBID

A Mostra PIBID visa apresentar as ações do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência na PIBID-UFOP, um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.