English
Português
Criado por Marcelo Rodrigues de Lima em qua, 11/02/2026 - 15:06 | Editado por Marcelo Rodrigues de Lima há 1 dia.
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação anuncia a atualização das planilhas de produtividade utilizadas nos editais internos para avaliação da produção docente a partir de 2026. As mudanças acompanham o Documento Referencial publicado pela CAPES em maio de 2025 e refletem o novo modelo de avaliação da produção científica da pós-graduação brasileira no quadriênio vigente (2025–2028).
Até a avaliação quadrienal anterior (2021–2024), a análise de publicações em periódicos científicos considerava o Qualis, uma métrica criada na década de 1990. A nova orientação da CAPES, por sua vez, substitui esse modelo por procedimentos mais atuais e universais, com maior foco na qualidade da produção intelectual e na aderência a critérios contemporâneos de indexação, impacto e boas práticas editoriais.
Para entender em detalhes as mudanças, os critérios adotados e como as novas planilhas foram construídas, a PROPPI disponibilizou um vídeo explicativo em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=V_LMpvi7eN8.
Avaliação mais atual, transparente e alinhada a padrões internacionais
As novas planilhas da PROPPI foram estruturadas com base nos procedimentos 1 e 2 definidos pela CAPES.
O procedimento 1 considera a análise indireta do artigo a partir do desempenho e da relevância do periódico em bases reconhecidas e em métricas de citação amplamente utilizadas, como:
-
CiteScore, da Scopus;
-
Fator de impacto (JIF), do Journal Citation Reports (JCR);
-
Clarivate / Web of Science;
-
Indicadores como o índice h, disponível em plataformas como OpenAlex e Google Scholar.
Nesse procedimento, os artigos passam a ser estratificados em uma escala de 1 a 8, com base em percentis (por exemplo, associados ao JIF ou ao índice h), com classes divididas em faixas de 12,5% a partir do estrato superior — uma metodologia que busca maior comparabilidade e padronização.
Já o procedimento 2 complementa a avaliação ao atribuir qualidade com base em critérios qualitativos do periódico, incluindo:
-
boas práticas editoriais (como critérios de autoria, declaração de ética em pesquisa e políticas de dados abertos);
-
valorização de publicações em acesso aberto;
-
indexação em bases relevantes para a área, como a SciELO;
-
indução e fortalecimento de periódicos nacionais.
O procedimento 3, que prevê análise detalhada de artigos indicados como destaques por coordenações de programas de pós-graduação, não será aplicado nas planilhas institucionais, por demandar avaliação técnica em nível de detalhamento incompatível com a operacionalização no âmbito dos editais internos. Assim, a PROPPI adotará uma avaliação fundamentada nos procedimentos 1 e 2, conforme previsto no roteiro de adequação institucional.
Construção coletiva e diálogo com as áreas do conhecimento
A atualização das planilhas foi construída de forma participativa, a partir de reuniões iniciadas em maio de 2025, logo após a publicação do documento referencial da CAPES. O processo envolveu o coordenador de iniciação científica da PROPPI (Prof. Evandro Marques – DECBI) e os coordenadores dos comitês de pesquisa das cinco áreas do conhecimento na UFOP: Prof. Alex Beigui (CHLA), Prof. Adilson Silva (CET), Prof. Marcelo Freire (CSA), Prof. Daniel Jaques (Engenharias) e Prof. Bruno Roatt (CV).
No segundo semestre de 2025, os comitês ampliaram o diálogo com seus membros para discutir as mudanças, avaliar as especificidades de cada área e definir os índices mais adequados a serem incorporados às planilhas. Em dezembro de 2025, as propostas foram debatidas na Câmara de Pós-Graduação, que sugeriu ajustes finais.
As planilhas atualizadas já estão disponíveis para consulta e uso pela comunidade acadêmica nos editais internos da PROPPI. A iniciativa busca fortalecer a qualidade e a visibilidade da produção científica, promover maior transparência nos critérios de avaliação e assegurar alinhamento institucional às diretrizes nacionais mais recentes para a pós-graduação.
Acesse as planilhas: https://propp.ufop.br/pt-br/pesquisa/planilha-de-produtividade

Facebook da PROPPI