skip to content

Dúvidas Frequentes

Esta seção reúne as dúvidas mais recorrentes referentes à Pesquisa e Iniciação Científica. Clique no assunto para acessar as perguntas e respostas.

 

PARTICIPAÇÃO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA

P: Sou aluno da UFOP, posso submeter um projeto de Iniciação Científica?

R: Não, apenas professores e pesquisadores vinculados à UFOP podem submeter projetos de iniciação científica.

 

P: Como faço para participar de um projeto de Iniciação Científica?

R: Para participar de um projeto de Iniciação Científica você deve entrar em contato diretamente com o pesquisador (professores e técnicos) que possui projeto(s) de iniciação científica e tenha interesse em orientar.

 

P: Quais os requisitos (e obrigações) para o estudante participar de um projeto de Iniciação Científica?

R: Os requisitos (e deveres) para o estudante participar de um projeto de Iniciação Científica são estabelecidos no regimento dos programas de Iniciação científica da UFOP (Resolução CEPE 7.795/2019).

 

P: Quando um aluno pode participar de um programa de Iniciação Científica?

R: De acordo com o regimento dos programas de Iniciação científica da UFOP (Resolução CEPE 7.795/2019) poderão participar de um programa de iniciação científica alunos regularmente matriculados que possuem coeficiente geral ou semestral superior ou igual a 6,0 (seis) e que não exceda uma carga horária semanal de 54 horas de atividades acadêmicas (aulas de graduação, iniciação científica, monitoria, extensão, PET, dentre outras). O aluno bolsista não poderá ter vínculo empregatício; estágio remunerado ou receber bolsa de outros programas financiados pela própria instituição ou por Agências Externas (exceto: bolsas de cunho assistencialista ou de mérito)

 

P: Quando serão divulgados novos editais de iniciação científica?

R: A previsão de divulgação de editais encontra-se em nosso calendário, na página www.propp.ufop.br/pesquisa. As datas presentes no calendário estão sujeitas a alterações.

 

P: Onde são divulgados os editais de Iniciação Científica?

R: Os editais de Iniciação Científica são divulgados em Editais Vigentes, na página  https://propp.ufop.br/pesquisa/iniciacao-cientifica#editais. As datas presentes no calendário estão sujeitas a alterações.

 

P: Quais os valores de bolsas de Iniciação Científica?

R: Dependendo do programa de Iniciação Científica os valores das bolsas podem variar. Programas do CNPq (PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI) e FAPEMIG (PROBIC) a bolsa está no valor de R$ 400,00. Programas da UFOP (PIP-1S e PIP-2S) o valor da bolsa é de R$ 300,00. Programas da Fundação Gorceix (PROMIN e PROMET) tem bolsas no valor de R$ 550,00. Bolsas para alunos de ensino médio (BIC-Jr) as bolsas têm o valor de R$ 100,00.

 

P: Quero ser voluntário em um projeto de Iniciação Científica. Como proceder?

R: Assim como bolsistas, voluntários só poderão ser incluídos em projetos de iniciação científica a partir de editais, onde os projetos serão avaliados com o mesmo rigor daqueles que pleiteiam bolsas. Não existe a possibilidade de registro de um projeto de iniciação científica voluntária fora de um edital do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC).

 

P: Sou bolsista de iniciação científica e fui convidado a participar de outro projeto. Posso participar?

R: A Iniciação Científica é de caráter exclusivo, logo, bolsistas de Iniciação Científica não podem participar paralelamente (e simultaneamente) de nenhum outro projeto de iniciação científica.

 

P: Posso ser bolsista/voluntário se estiver no último período do curso?

R: Somente se já tiver sido bolsista/voluntário de Iniciação Científica na UFOP em período anterior.

 

TERMO DE COMPROMISSO

P: O que é o termo de compromisso?

R: O termo de compromisso é o contrato do bolsista. Nele encontram-se todos os direitos e deveres do bolsista, assim como todos os dados referentes ao programa de Iniciação Científica e ao projeto do qual você participa.

 

P: Onde imprimo meu termo de compromisso?

R: O termo de compromisso está disponível para os bolsistas e voluntários de Iniciação Científica no Sistema Minha UFOP, link Consulta Bolsa Aluno

 

P: Quem deve assinar o termo de compromisso?

R: O termo de compromisso deverá ser assinado pelo bolsista e pelo orientador.

 

P: Quando devo entregar meu termo de compromisso?

R: Bolsistas que iniciaram o projeto no início da vigência deverão entregar os termos na reunião do PROPPI com os novos bolsistas, que ocorrerá preferencialmente na primeira quinzena de vigência da bolsa. Bolsistas substitutos deverão entregar o termo assinado na PROPPI. Na ausência da reunião da PROPPI, o termo de compromisso deverá ser enviado através de formulário eletrônico (formulário Google) quando solicitado pela PROPPI.

 

RELATÓRIOS

P: Quando devo submeter meu relatório parcial?

R: O relatório parcial deverá ser enviado até o último dia do sexto mês de vigência da bolsa.

P: Quando devo submeter meu relatório final?

R: O relatório final deverá ser enviado até o último dia de vigência da bolsa.

 

P: Como envio meus relatórios?

R: Os relatórios deverão ser enviados através do Sistema de Submissão e Acompanhamento de Projetos de Iniciação Científica, que é parte do Sistema Minha UFOP. Apenas orientadores de projetos tem acesso a este sistema.

 

P: Onde encontrar os modelos e normas para elaboração dos relatórios?

R: O modelo de relatório parcial e as normas para elaboração do relatório final encontram-se no link www.propp.ufop.br/pesquisa, seção Formulários, Normas e Regulamentos de Iniciação Científica, assim como no Sistema de Submissão e Acompanhamento de Projetos de Iniciação Científica.

 

P: O que acontece se não entregar algum relatório ou entregá-lo fora do prazo?

R: Orientadores e bolsistas que estiverem em débito com algum relatório serão impedidos de participar de novos projetos de Iniciação Científica até que a entrega seja realizada. Relatórios entregues fora do prazo poderão gerar penalização na nota de avaliação de futuros projetos de Iniciação Científica

 

SUBSTITUIÇÕES E CANCELAMENTOS

P: Como proceder para substituir um bolsista ou para cancelar o projeto?

R: Substituições e cancelamentos deverão ser realizados no Sistema de Submissão e Acompanhamento de Projetos de Iniciação Científica pelo orientador do projeto. Substituições poderão ser solicitadas até o décimo dia do mês, enquanto cancelamentos podem ser solicitados a qualquer momento. Cada edital prevê uma data limite para início e fim das substituições durante a vigência do projeto.

 

P: Fui substituído no projeto. Devo entregar algum relatório?

R: Não será necessário a entrega de um relatório final de atividades.

 

P: Tive meu projeto cancelado. Devo entregar algum relatório?

R: Sim,  deverá ser entregue um relatório final de atividades em até 20 dias após o cancelamento

 

CERTIFICADOS

P: Como faço para solicitar um certificado referente a um projeto de Iniciação Científica?

R: Para solicitar a declaração de Iniciação Científica do aluno, acesse https://propp.ufop.br/declaracoes e escolha a opção  Solicitação de declarações de Iniciação Científica - Aluno e siga as instruções. Os certificados serão enviados por e-mail, com assinatura digital, no prazo de até dois dias úteis.

Para solicitar as declarações de orientação de Iniciação Científica do docente ou de co-orientação, acesse https://propp.ufop.br/declaracoes e escolha a opção  Solicitação de declarações de Iniciação Científica - Orientador ou Co-Orientador. Para docentes da UFOP, certificados de projetos registrados (a partir do ano de 2014) poderão ser obtidos diretamente no Sistema de Submissão e Acompanhamento de Projetos de Iniciação Científica, na opção Certificados.

P: Preciso do meu certificado com assinatura digital, Como proceder?

R: Para receber o certificado com assinatura digital, você deverá solicitar o certificado e selecionar a opção assinatura digital. Os certificados serão enviados por e-mail.

 

BOLSAS CNPq

P: Fui selecionado como bolsista de um programa do CNPq. O que preciso providenciar para implementar a bolsa do CNPq?

R: Bolsistas CNPq deverão possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes (www.lattes.cnpq.br/) e atualizado no momento da indicação da bolsa. O e-mail informado na Plataforma Lattes não poderá ser do servidor Hotmail. O bolsista CNPq também deverá possuir conta corrente individual no Banco do Brasil.

 

P: Como faço para informar meus dados ao CNPq.

R: No momento da indicação será enviado para o e-mail cadastrado na Plataforma Lattes um termo de aceite da bolsa, onde os dados necessários para pagamento deverão ser informados. Caso o termo não seja assinado até o dia 15 do mês de início da bolsa, o pagamento referente ao mês não será efetuado e não haverá possibilidade de pagamento retroativo.

 

P: Fui indicado para uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq, mas não recebi o termo de aceite. Como proceder?

R: Primeiramente verifique sua caixa de SPAM. Caso não esteja nesta caixa, entre em contato com a PROPPI no e-mail pesquisa.propp@ufop.edu.br.

 

P: Quais as normas gerais e específicas para as bolsas de iniciação científica do CNPq?

R: As normas gerais e específicas para as modalidades de bolsas de iniciação científica do CNPq são regidas pela Resolução Normativa RN-017/2006 do CNPq.

Português, Brasil