skip to content
 

Financiamento Interno

AUXÍLIO A PESQUISADORES (DOCENTES E TAs) AUXILIO A EVENTOS (ESTUDANTES STRICTO SENSU)

A PROPP coordena a oferta de dois auxílios financeiros: o Auxílio a Pesquisadores (para docentes e TAs) e o Auxílio a Eventos (para estudantes). Docentes e técnicos da UFOP podem pleitear, anualmente via Edital, ao Auxílio a Pesquisador, recursos financeiros para custear despesas de participação em eventos, taxas de publicação, etc. Para estudantes de pós-graduação stricto sensu, a PROPP coordena um Edital de fluxo contínuo, cuja finalidade é estritamente o apoio a participação a eventos. Conheça, abaixo, os detalhes e formulários de inscrição e prestação de contas.

 

AUXÍLIO ANUAL A PESQUISADORES (DOCENTES E TAs)

 

Edital Vigente

Edital Auxílio Financeiro a Pesquisador - Custeio 2016.

ATENÇÃO! A PROPP informa que, devido ao grande volume de inscrições, o cronograma do Edital Auxílio Financeiro a Pesquisador - Custeio 2016 teve que ser alterado, conforme datas abaixo:

  • 14 de junho - Divulgação dos pesquisadores selecionados
  • 14 de junho a 17 de junho – Período de recebimento de recursos
  • 21 de junho - Resultado da avaliação dos recursos
  • 21 de junho – Homologação dos resultados finais

 

Objetivos e Critérios

O Auxílio Financeiro a Pesquisador tem como principal função subsidiar, de forma parcial, despesas urgentes e específicas necessárias à boa condução dos projetos de pesquisa e de inovação tecnológica. Este auxílio foi criado em 2014, através da Resolução CEPE 5705/2014, alterada pela Resolução CEPE 6233/2015,e representa um importante avanço nas políticas internas de fomento à pesquisa. O Auxílio Financeiro só poderá ser concedido para docentes e TAs da UFOP que tenham projetos de pesquisa  aprovados por órgãos internos da UFOP (ex. Propp, departamento, programa de pós-graduação) ou por agências externas de fomento (e.g. FAPEMIG, CNPq) que estejam vigentes no período de execução do Edital. A classificação das propostas serão feitas pela PROPP, assessorada pelos Comitês Internos de Pesquisa, com base na Planilha de Produtividade, de acordo com os seguintes níveis de concorrência do servidor-pesquisador:

Nível de concorrência Requisitos
Mestres e doutorandos Não estar afastado em regime integral
Recém doutores Ter obtido titulação de Doutor há menos de 5 anos*
Doutores Ter obtido titulação de Doutor há mais de 5 anos*
Doutores Bolsistas de Produtividade Ter Bolsa de Produtividade CNPq nível 1 ou 2 (PQ ou DT) vigente na data de publicação do edital
Coordenador de Grupo Emergente Ser coordenador de Grupo Emergente, ativo e devidamente cadastrado na PROPP**.

*A contar da data de publicação do edital. ** O coordenador de grupo emergente pode submeter 2 propostas: uma individual; e outra em nome do grupo.

Os recursos deste auxílio serão destinados somente ao financiamento dos itens de custeio a seguir: 

1) taxas de publicação, revisão e tradução de artigos; 

2) material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, classificadas como material de consumo pela UFOP; 

3) instalação, recuperação e manutenção de equipamentos; 

4) software com licença temporária ou locação; 

5) publicações eletrônicas, consideradas como itens de consumo; 

6) passagens para participação em eventos científicos; 

7) despesas de hospedagem e alimentação em eventos científicos; e 

8) taxas de inscrição em eventos científicos

Para concorrer ao auxílio, o pesqusiador deverá ler atentamente o Edital vigente, preencher os formulários e enviar a documentação, que, minimamente, inclui o seguinte:

Os recursos concedidos devem ser utilizados dentro do prazo de vigência do benefício estabelecido no Termo de Outorga e de acordo com as regras contidas no edital de chamada para a concessão, conforme procedimentos e formulários abaixo.

 

Principais fases do Edital

 

Formulários e Documentos para Prestação de Contas

 

Outros Documentos

 

Editais Passados

 


AUXÍLIO A EVENTOS CIENTÍFICOS (DISCENTES)

 

 

    Edital Vigente

    Portaria PROPP 010/2014

    Objetivos e Critérios

    O objetivo do Auxílio a Eventos é apoiar ALUNOS, regularmente, matriculados em Programas de PósGraduação Stricto Sensu da UFOP com a concessão de auxílio financeiro para apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos. O apoio poderá ser usado para cobrir despesas com taxa de inscrição, diárias e transporte para o evento.

    Formulários

    Formulário - Apoio à participação em eventos científicos

    Prestação de Contas

    O aluno de pós-graduação Stricto Sensu da UFOP receberá o auxílio financeiro na forma de bolsa e deverá enviar para o email propp@ufop.br, até 05 (cinco) dias após o retorno da viagem, o certificado de participação no evento e cópia do trabalho publicado digitalizados.