skip to content
 

Iniciação Científica


Programas de IC


Editais Vigentes


Sistemas de submissão e avaliação


Formulários, normas e regulamentos


Requerimentos e solicitações


Calendário da Pesquisa

 

Programas de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação administra os seguintes programas de iniciação científica:

PROMIN/FG

O PROMIN é um programa administrado pela UFOP e financiado pela Fundação Gorceix (FG). Este Programa visa introduzir alunos de graduação em Engenharia de Minas potencialmente mais promissores no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando vocações e incentivando os que se destacam em seu desempenho acadêmico, contribuindo de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. Atualmente são ofertadas cinco(5) bolsas.

PROMET/FG

O PROMET é um programa administrado pela UFOP e financiado pela Fundação Gorceix (FG). Este Programa visa introduzir alunos de graduação em Engenharia Metalúrgica potencialmente mais promissores no ambiente de pesquisa e produção científica, despertando vocações e incentivando os que se destacam em seu desempenho acadêmico, contribuindo de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. Atualmente são ofertadas cinco (5) bolsas.

PROBIC/FAPEMIG O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da FAPEMIG (PROBIC/FAPEMIG) tem como objetivo contribuir para o estímulo e inserção de estudantes do ensino superior em atividades de pesquisa. Atualmente a UFOP tem uma quota de 100 bolsas.
PIVIC/UFOP O Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica, PIVIC, é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, sendo administrado pela UFOP. Tem como principais metas contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
PIP/UFOP

O Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, sendo administrado e financiado pela UFOP. Tem como principais metas contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. Atualmente a UFOP disponilbiliza 165 bolsas.

PIBITI/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem como objetivos gerais: 1) contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; 2) contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e 3) contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País. 

PIBIC/CNPq - Ações Afirmativas O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq - Ações Afirmativas (PIBIC-Af/CNPq) tem como objetivo ampliar a oportunidade de formação técnico-científica de estudantes de graduação do ensino superior cuja inserção na comunidade acadêmica se deu por uma ação afirmativa no vestibular. Visa aumentar a participação de grupos sociais em espaço tradicionalmente por eles não ocupados, quer seja em razão de discriminação direta, quer seja por resultado de um processo histórico a ser corrigido. 
PIBIC/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. Tem como objetivo gerais contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

PIBIC-EM/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC-EM/CNPq) é destinado aos estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública. Ele tem a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos; de despertar vocação científica e de incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou institutos tecnológicos.

BIC-JÚNIOR/FAPEMIG O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEMIG tem como objetivo despertar em estudantes do ensino fundamental, médio e de educação profissional da Rede Pública, a vocação científica para a pesquisa,concedendo bolsas para participarem de projetos/atividades de pesquisa ou de extensão científica, tecnológica ou de inovação, orientados por pesquisador qualificado.

 


 

Editais de IC Vigentes

EDITAIS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Em breve editais com inscrições abertas!

EDITAIS EM EXECUÇÃO

PROMIN/FG/2018 - Em execução
BIC-JR/FAPEMIG/UFOP-2017-18 - Em execução
PIVIC-1S/UFOP-2017-18 - Em execução
PROBIC/FAPEMIG/UFOP-2017-18 - Em execução
PIBIC / PIBIC-AF / CNPq / UFOP - 2016-17 - Em execução
PIBITI / CNPq / UFOP - 2016-17 - Em execução
PIP-2S / UFOP - 2016-17 - Em execução
PIVIC-2S / UFOP - 2016-17 - Em execução
PROMET / FG / UFOP - 2016-17 - Em execução
 

 

Sistema de Submissão e Avaliação de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução implantou o Sistema de Submissão de Projetos de Iniciação Científica, disponível no Minha UFOP, para o cadastramento de projetos.

Leia atentamente as instruções contidas no Roteiro de Submissão e nos Editais PROPP, disponíveis abaixo.

Caso permaneça alguma dúvida, entre em contato pelo telefone 3559-1368.

 


 

Formulários, Normas e Regulamentos de Iniciação Científica

A principais normas que regem os programas de IC na UFOP é a seguinte:

Seguem os principais formulários e modelos de documento utilizados na Iniciação Científica

 


 

Requerimentos e Solicitações

 

 

Início