Pesquisa de alunode IC da UFOP foi publicada no jornal A Sirene, jornal produzido e distribuído pelos atingidos pela queda da barragem de Fundão.

Ao verificar os relatórios do Programa 6 – Comunicação, Participação, Diálogo e Controle Social (PG06), divulgados pela Fundação Renova, a equipe da professora Dra. Carolina Machado Saraiva do departamento de Administração (DECAD) da UFOP descobriu que, dos 50 relatórios mensais sobre progresso do programa PG06, 32 estavam totalmente duplicados. Isso significava que, dos meses de setembro de 2016 a outubro de 2020, houve 32 relatórios que continham informações idênticas, em pares. Além do problema grave da duplicação de relatórios, identificaram-se diferentes versões para um mesmo relatório, que chegava a haver até cinco versões com informações completamente diferentes. Isso significa que, a depender da data de acesso ao site da Fundação Renova, poder-se-ia ter informações sobre o progresso do programa PG06 com cinco conteúdos diferentes.

Esses achados foram compartilhados com os atingidos em reunião com a Comissão dos Atingidos de Mariana no dia 30/11/20 e em minicurso do Encontro de Saberes, no dia 01/12.

Tais resultados somente foram possíveis pelo através do projeto de iniciação científica (IC) da UFOP do aluno Michel Richter de Souza Oliveira Pereira orientado pela profa. Dra. Carolina Machado Saraiva.

A reportagem encontra-se na página 4 da edição de dezembro de 2020 do jornal A Sirene.