skip to content

2º Ciclo de Atividades de Fomento à Inovação na UFOP

As atividades de fomento à inovação da PROPPI têm o objetivo de disseminar a  cultura da inovação na UFOP para professores e alunos que tenham o interesse de  levar as tecnologias desenvolvidas no âmbito da universidade para o mercado. Serão  abordadas as principais ferramentas utilizadas pelos programas de aceleração e pré aceleração de startups.  

Os encontros serão realizados de forma remota e serão realizadas, em regra, às  sextas a partir das 14 horas. Os assuntos que serão abordados foram divididos em 4  etapas. As etapas serão divididas da seguinte maneira:

Etapa 1 – Principais conceitos  utilizados pelos ecossistemas de inovação;

Etapa 2 – Ferramentas de inovação (módulo  1);

Etapa 3 – Ferramentas de inovação (módulo 2);

Etapa 4 – Oficina de pitch e  apresentação para banca avaliadora.

Cada etapa possuirá a apresentação do conteúdo,  a aplicação das ferramentas/metodologias apresentadas por cada equipe e uma  mentoria para discussões acerca da atividade executada.  

As equipes terão a oportunidade de avaliar o mercado e o problema que sua  tecnologia está disposta a resolver, elaborar o modelo de negócio voltado para a  tecnologia desenvolvida, bem como avaliar as principais vantagens e desvantagens de  suas soluções frente aos concorrentes, avaliar a viabilidade técnico-econômica  (avaliação inicial) do processo produtivo em maior escala, além de elaborar um pitch  que será apresentado para uma banca de avaliadores.  

As inscrições para participação das atividades serão realizadas no período de  29/08/2022 a 30/09/2022 pelo link https://forms.gle/9oWVsHA6Sq4x1HVTA. Serão  aceitas inscrições de equipes de professores e alunos (graduação e pós-graduação)  com no mínimo dois e no máximo sete participantes. Não haverá número máximo de  equipes participantes, no entanto, será realizada uma seleção para que sejam  escolhidas as cinco equipes que participarão das mentorias ao longo das etapas.  

Para seleção das cinco equipes serão avaliadas as respostas enviadas pelo formulário sobre os seguintes aspectos relacionados à tecnologia/solução desenvolvida (cada aspecto receberá uma nota de 0 a 2,5, compondo um total de 10 pontos):

1) o  problema de mercado identificado;

2) como a solução desenvolvida pretende resolver o  problema identificado;

3) como a equipe pretende gerar receita com a solução  desenvolvida;

4) a equipe envolvida no projeto.

O resultado da seleção será divulgado no dia 04 de outubro e as atividades terão início no dia 07 de outubro. 

Twitter icon
Facebook icon
Google icon