skip to content

Bolsista PIP da UFOP publica artigo sobre Educação Performativa

Bolsista PIP da UFOP publica artigo sobre Educação Performativa 

 

A aluna de Iniciação Científica do Programa PIP/UFOP, Jéssica Seina Egoshi e seu orientador, Prof. Dr. Marcelo Rocco, publicaram o artigo “Por uma educação Performativa” desenvolvido a partir do seu trabalho de Iniciação Científica intitulado “As Noções de Presença Cênica Virtualizada”. Segundo o orientador e coautor do trabalho, Prof. Dr. Marcelo Rocco, “o artigo publicado se baseia no aprofundamento do conceito de performatividade nas diferentes áreas do conhecimento - como nas artes plásticas, na linguística e nas ciências sociais - e como diferentes fatores poderiam contribuir na abordagem do ensino de teatro em espaços formais”. 

 

Em uma avaliação inicial, “realizamos a análise da performance Espaço Silêncio, de Nina Caetano, que surgiu da pesquisa feita na Obscena - Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica. A escolha por esse trabalho se deu devido aos recortes conceituais e temáticos, na qual os vetores da pesquisa são marcados e pela necessidade de discussão em relação a violência contra a mulher e ao feminicídio”, conta o Prof. Marcelo Rocco. 

 

Segundo Jéssica Egoshi, “a pesquisa teve um importante resultado. Foi realizada uma análise acerca da performatividade como uma importante ferramenta para a emancipação do sujeito, em seus contextos históricos e socioeconômicos. Logo, essa possibilidade pode ser incorporada ao processo de ensino teatral e na criação artística”.

 

O trabalho completo pode ser acessado pelo link (https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/5169).

  

 

Twitter icon
Facebook icon
Google icon