Bolsistas e ex-bolsistas de IC dos programas PIBIC e PIBITI do CNPq publicam artigo científico em revista do grupo Nature

Português, Brasil

Caio Soares Costa, graduando em Ciência da Computação e atualmente bolsista de Iniciação Científica do Programa PIBIC/CNPq/UFOP e os ex-bolsistas, Fagner de Oliveira Bernardo (PIBIC/CNPq) e Mariana Trevisan Rezende (PIBITI/CNPq) são autores/co-autores de um trabalho publicado na revista Scientific Data do grupo Nature. O trabalho intitulado "CRIC Searchable Image Database as a public platform for conventional pap smear cytology data" é fruto de estudos realizados em parceria por professoras do DECOM, Andrea Bianchi, e do DEACL, Cláudia Carneiro.

O estudo teve como alvo a criação de um banco de dados que disponibiliza imagens reais de células cérvico-vaginais, em alta resolução, para composição de uma plataforma pública, propiciando o desenvolvimento de metodologias e/ou produtos automatizados na área de citologia e visão computacional. Este banco de imagens vem sendo construído a partir de diversos projetos de iniciação científica e de pós-graduação orientados pelas professoras.

“Desde o segundo período da graduação em Farmácia na UFOP estive envolvida na pesquisa como aluna de iniciação científica, primeiro no Laboratório de Imunopatologia (LIMP/NUPEB) e depois no Laboratório de Citologia (EFAR/UFOP), praticamente minha graduação inteira. Desenvolvi diversas atividades laboratoriais, como microtomia, montagem de lâminas, coloração de amostras, participei de reuniões, seminários, congressos, apresentei trabalhos, tudo isso foi de extrema importância para minha formação como pessoa e na minha trajetória na pesquisa científica.” relatou Mariana Trevisan Rezende, ex-aluna do programa PIBITI/CNPq/UFOP e atualmente Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Biotec), que divide a autoria principal do trabalho.

“Ter alunos de iniciação científica envolvidos no CRIC trabalhando diretamente vinculados ao desenvolvimento da minha tese foi fundamental para a conclusão do projeto. O comprometimento, responsabilidade e empenho deles mostrou-se crucial para que todo o grupo pudesse chegar nesse ponto.” acrescentou Mariana sobre os alunos co-autores do trabalho Caio Soares Costa, atual bolsista PIBIC/CNPq/UFOP (2019-2021) que desenvolve as fases I e II  do projeto “Ambiente colaborativo para análise de imagens de microscopia - Plataforma pública de dados cervicais” e Fagner de Oliveira Bernardo que desenvolveu o projeto “Ambiente colaborativo para análise de imagens de microscopia” (PIBIC/CNPq/UFOP 2018-2019).

De acordo com Caio “Logo no início da minha graduação, tive a oportunidade de entrar para o projeto CRIC vinculado ao PIBIC/CNPq, projeto no qual vi um propósito muito interessante e que agregaria tanto para o meu currículo profissional quanto para o meu crescimento como pessoa. Participando do desenvolvimento do CRIC apresentei trabalhos, participei de reuniões e seminários que foram cruciais para meu crescimento profissional. Além disso, a plataforma CRIC exigiu que eu aprendesse diversas novas ferramentas para contribuir com o seu desenvolvimento.”

Fagner, que já concluiu sua graduação, relembra o período dedicado ao projeto PIBIC, “Participar do desenvolvimento da plataforma foi um grande desafio, mas que valeu a pena em cada instante. Essa experiência contribuiu muito no meu estudo e entendimento de fatores patológicos associados à detecção e prevenção do câncer do colo do útero assim como no meu desenvolvimento profissional relacionados à arquitetura e engenharia de software utilizados no processo de desenvolvimento da plataforma.”

As Profas. Andréa e Cláudia ressaltam: “Nossa estratégia interdisciplinar mostra claramente a importância do estreitamento de laços entre diferentes áreas de atuação para resolver um problema. Essa iniciativa permitiu que alunos de iniciação científica da computação usassem o conhecimento prévio da citologia para o desenvolvimento de um processo prático, que pode vir a auxiliar os profissionais no futuro, tudo isso vinculado a dissertações e teses em desenvolvimento na UFOP.”

O artigo completo, publicado no periódico Scientific Data - Nature pode ser acessado pelo link