- English
- Português
Criado por PROPP em ter, 25/06/2019 - 09:00 | Editado por PROPP há 5 anos.
Na última quarta-feira, 19 de junho de 2019, às 14h30, ocorreu na sala de Multimídia do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), a defesa de dissertação do mestrando José Luiz santana Júnior, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, financiado pela CAPES, CNPQ e FAPEMIG.
Em conversa com José Luiz, percebemos que o trabalho intitulado “As Transformações de Energia no Corpo Humano: proposta de um livro com abordagem integradora no ensino de ciências naturais a partir de um curso de curta duração”, resulta em uma nova perspectiva de ensino relacionada aos aspectos energéticos envolvidos no corpo humano, desde a alimentação até a atividade física, na tentativa de aproximar conceitos dentro do ensino das ciências naturais, principalmente da química e da biologia.
Para realização dessa proposta, foi desenvolvido um curso de curta duração dividido em três partes: 1º) Energia e os alimentos, 2º) Energia e o metabolismo, 3º) Energia e a atividade física.
O curso foi aplicado em uma turma de professores de ciências em formação continuada, visando contribuir com novas propostas em relação à utilização da temática energia no ensino de ciências, explorando as potencialidades integradoras desse conceito.
“Priorizamos uma abordagem dialógica durante o desenvolvimento do curso, propiciando uma rica troca de informações e diferentes perspectivas conceituais e disciplinares para o conceito de energia. A partir da análise dos materiais utilizados na coleta de dados em cada uma das etapas do curso, como questionários e gravação de áudios, desenvolvemos um material de aporte conceitual para utilização dos professores interessados em trabalhar a temática energia sob esse viés, constituindo também, o material embrionário para o desenvolvimento de nosso produto educacional, um livro com o objetivo de trazer maiores esclarecimentos em relação às questões notoriamente emergentes durante o curso de curta duração”, diz José Luiz.
O trabalho foi avaliado e aprovado pela banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Gilmar Pereira de Souza, presidente e orientador do trabalho, Prof. Dr. Cláudio Gouvêa dos Santos, membro interno ao Programa, e do Prof. Dr. Vinícius Catão de Assis Souza (videoconferência), membro externo oriundo da Universidade Federal de Viçosa (UFV).