- English
- Português
Criado por Admin Propp em seg, 27/07/2020 - 12:07
O candidato ao mestrado Rodrigo Silva Mendes, aluno do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, financiado pela CAPES, CNPQ e FAPEMIG, defendeu sua dissertação, intitulada “Epistemologia da prática educacional de uma professora de matemática bem-sucedida”. De acordo com Rodrigo Mendes, este estudo teve por objetivo desvendar os saberes que uma professora de Matemática do Ensino Fundamental (que atribuímos o nome fictício de Maria) efetivamente mobiliza em suas práticas de sala de aula e que a tornam uma professora bem-sucedida. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas com a professora, observações de suas aulas, além da aplicação de um questionário aos seus alunos. Tal acompanhamento foi feito em três turmas de Ensino Fundamental 2, sendo duas turmas de sexto ano e uma turma de oitavo ano, ambas em uma escola pública de ensino da rede estadual do interior de Minas Gerais, segundo o pesquisador. Com os dados coletados nas entrevistas, observações e baseado na obra de Gauthier, o autor pode apresentar como são geridas a matéria e a classe dessa professora. Para concluir, Rodrigo nos conta que essas gestões foram o fio condutor para compor uma epistemologia da prática profissional da professora ao final do estudo. “Vale ressaltar que, embora tenhamos trazido à tona as ideias de vários autores sobre saberes docentes, ao tentarmos desvelar os saberes da prática da professora, não nos preocupamos em inseri-los na tipologia apresentada por esses autores. Os resultados evidenciaram que os saberes de Maria são vários: saberes adquiridos na interação com os pares, saberes oriundos do conhecimento dos alunos, saberes do afeto na relação professor aluno, saberes oriundos de sua prática e saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado”, acrescenta. Com os resultados obtidos criou-se um ambiente propício à reflexão das ações exercidas pela professora, que são importantes para o ensino da Matemática, além de possibilitar ao pesquisador uma reflexão em relação às suas próprias práticas.