Mestranda em Economia Aplicada é destaque no site do Instituto Escolhas de Desenvolvimento Sustentável, em São Paulo

A dissertação da mestranda em Economia Aplicada, Tayanne Arcebispo, foi destaque no site do Instituto Escolhas de Desenvolvimento Sustentável, em São Paulo.

O objetivo do trabalho foi verificar o estágio de sustentabilidade das economias regionais e setores verdes no Brasil, a partir do “Índice de Emprego Verde”. A construção do índice foi realizada com base no conceito de emprego e setores verdes apresentado pela The Occupational Information Network, O*NET, utilizando para isso os dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego), no período de análise de 2002 a 2004.

Os resultados indicam que o grau de sustentabilidade dos estados brasileiros é bastante heterogêneo e que houve um aumento do “Índice de Emprego Verde” durante o período analisado, mas que o processo de transição para a “economia verde” é lento e, que o índice é ainda relativamente baixo.

A pesquisa se torna importante num cenário onde há políticas direcionadas para o desenvolvimento sustentável. A economia tradicional se volta para uma economia verde e toda a sociedade se beneficia. Os pontos positivos se relacionam em termos de bem-estar social, novos empregos e circulação de renda. Para o meio ambiente, os lucros são proporcionados através da melhoria da qualidade ambiental. Dessa forma há um equilíbrio entre a sociedade, meio ambiente e economia.

“O tema foi bastante instigante, devido a sua complexidade. Na literatura a preocupação com o meio ambiente vem sendo discutida a algum tempo, no geral houve um aumento da consciência ambiental, entretanto essa consciência ainda é insuficiente sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Meu principal desafio, foi devido ao tratamento do banco de dados e posteriormente a análise de resultados.

Trabalhar as informações de todo o período analisado levou bastante tempo e como as regiões do Brasil são bastante peculiares, analisar os 26 estados e Distrito Federal segundo suas características, com o objetivo de justificar os índices de emprego verde de cada localidade, sem dúvida foi um desafio, mas gratificante. Foi prazeroso trabalhar com Economia e Meio Ambiente, aprender um pouco mais sobre os reflexos dos nossos hábitos de consumo e produção. Particularmente trouxe uma consciência mais sustentável do mundo. Fiquei muito honrada e feliz quando recebi a notícia da bolsa do Instituto Escolhas. Com toda certeza a dedicação exclusiva proporcionada pela bolsa, contribuiu ainda mais para meu crescimento como pesquisadora me motivando a cada novo obstáculo. Em suma, foi um grande aprendizado.” Segundo tayanne Arcebispo.

A defesa da dissertação com o tema “Economia sustentável e empregos verdes no Brasil: uma análise setorial para o período de 2002 a 2004” sob orientação do Prof. Dr. Héder Carlos de Oliveira, aconteceu no dia 3 de julho de 2019. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o financiamento da CAPES e do Programa de Bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente (Instituto Escolhas). A banca de defesa foi composta por: Prof. Dr. Héder Carlos de Oliveira (DEECO e PPEA/UFOP) - Orientador, Profa Dra Rosane Nunes de Faria (PPGEc-UFSCar) e pela Profa Dra. Rosângela Soares Fernandes (DEECO e PPEA/UFOP).