skip to content

Premiação de Dissertações e Teses produzidas na UFOP

Português, Brasil

A Universidade Federal de Ouro Preto foi destaque na edição de 2025 do Concurso de Teses, Dissertações e Monografias organizado pela Sociedade Brasileira de Teoria da História e História da Historiografia (SBTHH). Ao todo, seis trabalhos vinculados à UFOP foram reconhecidos com premiações e menções honrosas.

Entre os trabalhos premiados estão a tese "A mulher na minha pele: um estudo do feminino, dos espectros e das histórias da historiografia brasileira", de Ana Paula Silva Santana, e a dissertação "A emergência da cordialidade como conceito histórico-social no Brasil", de Mariana Cunha Fontes. Ambas as obras foram premiadas na categoria "História da Historiografia Brasileira".

Já com menção honrosa foram reconhecidas as dissertações "História do Tempo Presente nos livros didáticos: A campanha das Diretas Já (1985-1995)", de Letícia Ribeiro Afonso, e "História das mulheres no Brasil: a trajetória intelectual de Margareth Rago", de Franciele Teixeira Vidal, além da monografia "A representação das classes populares na obra 'História da Independência do Brasil', de Francisco Adolfo de Varnhagen", de Tainara Aparecida de Carvalho, e da tese "Trazendo espantalhos e criando corvos: Leandro Narloch e os usos do politicamente (in)correto como forma de governo da história neoliberal e atualista no Brasil (2009-2022)", de Diego de Freitas Ungari.

Mariana Cunha conta que deu início a sua trajetória de pesquisa ainda em 2019, investigando o conceito de cordialidade e buscando definir seus sentidos e usos na historiografia brasileira, em uma abordagem da história conceitual. A partir disso, obteve uma monografia aprovada com nota máxima e recebeu menção honrosa no concurso da SBTHH em 2023.

Ela também relatou o que a motivou a participar mais uma vez do concurso e o sentimento após o prêmio: "Neste ano, quando vi o edital, resolvi participar novamente, visto que meu orientador e a banca sugeriram a publicação do meu trabalho, na defesa. A premiação resulta na publicação dos trabalhos como e-books em uma parceria com a editora Milfontes. Eu fiquei muito feliz com a premiação, pois é um enorme reconhecimento da qualidade do nosso trabalho. Acredito que se trata de um reconhecimento importante para nossa instituição e para o campo da História", completou Mariana.

Também em 2019, Ana Paula Silva Santana iniciou a produção de sua tese, logo após finalizar o mestrado, analisando personagens, trajetórias e narrativas de mulheres que aparecem na literatura brasileira do século XIX, a partir da teoria da história e da história da historiografia. Vencedora na categoria de melhor tese em História da Historiografia Brasileira, ela comenta sobre a premiação: "Fico muito feliz, por se tratar de um prêmio importante para a área que eu trabalho e estudo. Só tenho a agradecer à SBTHH e ao meu orientador por todo o apoio".

Texto publicado originalmente em: https://ufop.br/noticias/pesquisa-e-inovacao/ufop-e-destaque-em-concurso-de-producoes-academicas | Criado por Gabriel Ferreira em qua, 26/11/2025.

 

 

Twitter icon
Facebook icon
Google icon