Projetos da UFOP são aprovados na Chamada FAPEMIG 014/2023 - “Pesquisa para inovação na Educação Básica”

Undefined

Recentemente, a FAPEMIG divulgou o resultado da Chamada FAPEMIG 014/2023 - “Pesquisa para Inovação na Educação Básica”. Foram recebidos projetos que apresentassem propostas de estratégias focalizando possíveis soluções para demandas oriundas do cotidiano das escolas de educação básica, com vistas a contribuir com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais, nos diversos campos do conhecimento.

Dentre os projetos aprovados, estão cinco propostas coordenadas por docentes da UFOP, a saber:

1- Título: Saúde Mental nas Escolas e fora delas: Promoção da saúde, prevenção do suicídio e da autolesão em escolas de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, Minas Gerais.

Coordenador: Aisllan Diego de Assis

Recurso concedido: R$ 229.020,00

2- Título: A intercessão entre Ensino de História e Marketing de Conteúdo como proposta para uma Educação Integrada: formação continuada de professores e didática de divulgação de conhecimento.

Coordenador: Bruno Tadeu Salles

Recurso concedido: R$ 208.860,00

3- Título: Educação para as relações étnico-raciais: um estudo das possibilidades de implementação da Lei 10.639/2003 em uma instituição escolar pública de Mariana (MG).

Coordenadora: Cristina Carla Sacramento

Recurso concedido: R$ 79.150,00

4- Título: Práticas Inovadoras no Ensino de Ciências e Matemática: ações de formação de professores pesquisadores a partir de um Grupo Colaborativo.

Coordenador: Douglas da Silva Tinti

Recurso concedido: R$ 235.438,50

5- Título: Gestão de sala de aula: elaboração e validação de um programa de formação inicial e continuada de professores para a prevenção da indisciplina e violência escolar.

Coordenador: Luciano Campos da Silva

Recurso concedido: R$ 183.357,50

Em linhas gerais, os recursos concedidos para a execução desses projetos foram de R$ 935.826,00.

Em nome da UFOP, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação parabeniza os docentes envolvidos nas propostas e faz votos de que essa articulação com as escolas da educação básica da região seja profícua.