skip to content

Startup Epsilon Automação é aprovada em dois editais de aceleração em Minas Gerais

Undefined

Startup Epsilon Automação é aprovada em dois editais de aceleração em Minas Gerais

 

A Épsilon Automação LTDA, primeira spin-off da Universidade Federal de Ouro Preto e que possui acordo de uso compartilhado do espaço com a Universidade, foi aprovada em dois diferentes editais de recursos não reembolsáveis de aceleração: Centelha MG e SeedGov MG, ambos programas que buscam o desenvolvimento do empreendedorismo nacional. Em especial o Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development é um programa de aceleração para empreendedores de todo o mundo que desejam desenvolver seus negócios em Minas Gerais. Sendo a primeira aceleradora no Brasil financiada exclusivamente por recursos públicos, o Seed promove a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre os empreendedores apoiados e o ecossistema local. Já o Programa Centelha tem como objetivo incentivar a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em todo o Brasil. Aos projetos escolhidos, o programa oferece treinamentos, recursos financeiros e outros tipos de apoio, visando impulsionar a transformação de ideias em negócios bem-sucedidos.

A startup é formada pelos sócios Érica Silva Pinto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC/UFOP), Matheus Teixeira Neiva, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Instrumentação e Controle de Processos de Mineração (Proficam/ITV/UFOP), e Alan Kardek Rêgo Segundo, professor do Departamento de Engenharia de Controle e Automação (Decat/UFOP). É voltada para a comercialização de produtos de tecnologia utilizando a infraestrutura do Laboratório de Controle e Automação
Multiusuário (LabCAM), buscando o desenvolvimento tecnológico e inovativo na UFOP.

Recentemente, a empresa iniciou acordos com a UFOP, UFV e UFLA para a transferência das seguintes tecnologias elaboradas pelos sócios:

- Sistema de monitoramento do solo e de controle de irrigação;
- Sistema de controle autônomo de irrigação;
- Sistema e método para medição de umidade de uma amostra de solo ou minério;
- Sistema de medição de umidade de minério aplicado a um transportador de correia;
- Método real-dual-frequency para medição de impedância capacitiva utilizando circuito conversor tensão-corrente.

ÉPSILON AUTOMAÇÃO LTDA é voltada para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas para os setores de agronegócio e mineração, a empresa pretende alavancar tecnologias protegidas pela UFOP, colocando-as no mercado a serviço do desenvolvimento econômico e social. É uma das empresas que fará parte da Incubadora de Empresas da UFOP, possibilitando o avanço do empreendedorismo acadêmico.

Para mais informações sobre a startup, acesse:
https://www.epsilon.ind.br/

Para mais informações sobre os editais de fomento, acesse:
https://seed.mg.gov.br/
https://www.programacentelha.com.br/

Twitter icon
Facebook icon
Google icon