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Professores dos anos iniciais do ensino fundamental no início da docência: a construção da identidade profissional

Portuguese, Brazil

A mestranda Juliana do Carmo Mendonça Cota,  aluna do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, financiado pela CAPES, CNPQ e FAPEMIG, defendeu sua dissertação, intitulada “Professores dos anos iniciais do ensino fundamental no início da docência: a construção da identidade profissional”.

 

Imagem por Juliana do Carmo

 

Juliana nos conta que procurou juntamente com sua orientadora a Dra. Célia Maria Fernandes Nunes, investigar os processos de construção da identidade de professores iniciantes (até 5 anos de exercício) que atuassem na rede pública das cidades de Mariana e Ouro Preto. Com o desenvolvimento dessa pesquisa foi possível perceber a importância de ações de acolhimento, orientação e acompanhamento dos novos professores em sua prática docente.

O trabalho aborda o início da carreira docente com ampla perspectiva a respeito das descobertas  e aflições que permeiam esse momento. Dessa forma foi possível perceber que  a identidade profissional do docente é baseada em suas experiências como aluno, como estudante e a relação que se estabelece nas escolas entre a comunidade estudantil.

Para obtenção dos resultados apresentados, Juliana do Carmo diz que foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados  a 05 professores. A bibliografia usada para apoiar essa discussão foi: Tardif (2012), que afirma que a profissão docente possui sua inserção profissional muito antes de seu início efetivo, pois, como estudante já se vivencia questões da profissão; Marcelo Garcia (2010) que aponta os cinco primeiros anos de exercício docente como a fase de inserção profissional, etapa da carreira que é descrita por Huberman (2005) como “fase da sobrevivência”, permeada por sentimentos de “choque da realidade” e de “descoberta”; e Dubar (2005), que fala sobre os processos de construção da identidade a partir das relações. A pesquisa indica que o processo de construção da identidade profissional tem início ainda durante a graduação e, que a formação inicial apresenta questões que precisam de atenção, para proporcionar maior segurança ao professor recém formado.  O estágio obrigatório, atividade que exerce muita influência na formação docente é considerado um marco, pois através dele os futuros professores têm contato com seu ambiente de trabalho, antes de iniciar sua carreira.

Outro ponto positivo destacado pelos entrevistados da pesquisa foi a relação de apoio  e colaboração vinda de professores mais experientes, pois de acordo com eles, proporciona mais segurança para lidar com o ambiente ainda pouco conhecido. O trabalho ainda apontou que mesmo que os docentes iniciantes tenham pontos em comum, a construção da identidade profissional é realizada de formas distintas entre cada professor.

“Essa pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar a construção da identidade de professores iniciantes que atuam dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública das cidades de Mariana e Ouro Preto. Para seu desenvolvimento, A partir desse trabalho, percebeu-se a importância das relações estabelecidas na atuação do professor na escola, no desenvolvimento da formação inicial e nas relações estabelecidas ao ingressar na carreira”, conclui Juliana do Carmo.

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