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AS DIFERENTES LINGUAGENS E A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA: um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras

Portuguese, Brazil

Janaína Oliveira Gonçalves, discente do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, defendeu sua dissertação, intitulada “As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita: um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras” financiado pela CAPES, CNPQ e FAPEMIG, nos últimos dias. Como forma de contextualizar sua pesquisa, Janaína Oliveira compartilhou conosco parte de sua trajetória e os motivos que a levaram a ingressar na pós graduação em educação da UFOP. Professora e gestora pedagógica por mais de 20 anos, e mestranda desde 2018, Janaína ressalta que sua trajetória profissional foi o que a motivou a estudar, defender e valorizar a infância e suas diferentes linguagens. Dessa forma, a pesquisada de janaína, realizada no mestrado é voltada para o campo da alfabetização: “No tocante ao processo de alfabetização, a análise a respeito de como as crianças realizam suas hipóteses de escrita, bem como ocorrem às rotinas nas salas de aulas heterogêneas de alfabetização, como as práticas são realizadas pelos professores e como se manifestam as diversas linguagens impulsionaram os estudos e a pesquisa. Neste contexto, surgiu também uma grande inquietação, que é a de compreender como o processo de alfabetização pode se consolidar com maior relevância e de forma exitosa, por meio de processos que potencializam a participação das criança, a escuta, o protagonismo infantil e sejam oferecidas à elas, maneiras diferentes de manifestar seus saberes, promovendo assim, as diversas linguagens na cotidianidade.” O trabalho objetivou estudar diferentes linguagens presentes em práticas pedagógicas durante a alfabetização de crianças de 6 anos de idade. A questão proposta pela autora refere-se a como as diferentes linguagens se manifestam nas práticas de professores alfabetizadores? Para solucionar a questão foi preciso avaliar como professores do 1o ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal, desenvolvem o processo de alfabetização e como as diferentes linguagens se manifestam nas práticas alfabetizadoras. A metodologia empregada foi qualitativa, realizada a partir de pesquisas de campo, com o auxílio de de entrevistas e observações para a coleta de dados. De acordo com Janaína, a pesquisa apresentou os seguintes objetivos específicos: a- Identificar as concepções e percepções dos docentes das turmas do 1o ano EF no que tange ao trabalho pedagógico com as diferentes linguagens no processo de alfabetização; b- Identificar como professores desenvolvem as práticas no processo de alfabetização; c- Identificar, na prática docente, a presença de diferentes linguagens no processo de alfabetização em turmas do 1o ano do Ensino Fundamental I. Para melhor compreensão dos aspectos teóricos, metodológicos e da análise de dados, a pesquisadora nos conta como foi organizado: “No primeiro capítulo apresentamos uma discussão sobre a prática pedagógica no sentido de práxis, conduzindo-nos a um pensamento do fazer pedagógico reflexivo, ao contrário das práticas mecânicas, que acontecem sem intencionalidade pedagógica. Apresentamos também uma reflexão a respeito da complexidade dos processos educativos, suas variáveis e especificamente abordamos as práticas de alfabetização, discorrendo sobre as concepções de alfabetização articuladas às práticas. O segundo capítulo propôs uma discussão sobre a linguagem, uma vez que estamos observando as diferentes linguagens nas práticas dos professores alfabetizadores. Inicialmente apresentamos uma breve explanação sobre linguagem e em seguida, para a melhor compreensão dos leitores, o que estávamos considerando como as diferentes linguagens da criança. Nesta perspectiva ressaltamos que as linguagens são as diversas manifestações infantis, que ocorrem por meio da linguagem gráfica, imagética, musical, matemática, estética, oral, escrita, plástica, sensorial, motora, artística, poética, erudita, natural, digital, corporal, simbólica, sonora, entre outras. No terceiro capítulo enunciamos os fundamentos metodológicos utilizados na pesquisa, os instrumentos para a coleta de dados, a escolha do campo de pesquisa, a caracterização, os sujeitos, o passo a passo de todo o processo de investigação e o percurso da análise. O quarto e quinto capítulo, por sua vez, apontaram a análise dos dados coletados nas entrevistas e observações de campo, à luz das fundamentações teóricas que enfatizam o tema deste estudo. Refletimos sobre as práticas dos professores no processo de alfabetização e o trabalho pedagógico com as diferentes linguagens. As considerações finais expressam as principais percepções e resultados elencados durante a pesquisa. Dentre os principais resultados encontrados verificamos que as práticas das professoras baseiam-se em suas concepções de aprendizagem e, que os discursos das docentes revelam uma dicotomia em relação à teoria e prática. Quanto a presença das diferentes linguagens percebemos que elas aparecem nas práticas docentes no processo de alfabetização, contudo acontecem de forma secundária, como um suporte para os processos de alfabetização.” A dissertação de Janaína Oliveira Gonçalves foi avaliada e aprovada por banca composta pelo Prof. Dr. Marco Antonio Melo Franco (Orientador) - Universidade Federal de Ouro Preto, Profa. Dra. Paula Cristina de Almeida Rodrigues (Membro) - Universidade Federal de Ouro Preto, Profa. Dra. Márcia Maria e Silva (Membro) - Universidade Federal Fluminense

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