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As contribuições do Curso Mídias na Educação para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores da educação básica

Portuguese, Brazil

Luan Henrique Alves, discente do Programa De Pós-Graduação em Educação (POSEDU), pela Universidade Federal de Ouro Preto, defendeu nas últimas semanas, sua dissertação intitulada “As contribuições do Curso Mídias na Educação para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores da educação básica”. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Jacks Richard de Paulo e financiada pela UFOP. Luan Alves nos conta que a pesquisa foi desenvolvida a partir de inquietações pessoais acerca das fragilidades na formação docente, em especial ao que se refere a integração das mídias na sala de aula, respaldado pela literatura que apresenta dados comprovando que a formação continuada – modalidade em análise nesta pesquisa, em muitos casos, não resulta em alterações significativas na prática pedagógica dos egressos. Diante disso, buscou-se investigar quais os desdobramentos do Curso de Especialização em Mídias na Educação (CEME), ofertado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFOP), na prática pedagógica dos professores egressos, no que tange a utilização das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. De acordo com informações passados pelo autor, o CEME foi implementado em 2005 por iniciativa da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), com o intuito de viabilizar o aperfeiçoamento de professores para implementação de mídias como TV, vídeo, rádio, material impresso e informática para uso pedagógico. A metodologia empregada de acordo com Luan foi “pautada na abordagem qualitativa e na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), desenhamos o percurso investigativo, o qual teve como sujeitos de pesquisa 32 dos 123 egressos do CEME referente a oferta de 2014/2015 – foco da nossa investigação. Tal oferta foi regida pelo Edital CEAD no 005/2014 e abrangeu 10 Polos de Apoio Presencial distribuídos em seis cidades de Minas Gerais e quatro de São Paulo. Os dados foram construídos em parceria com os sujeitos por meio de um questionário online compartilhado por e-mail e confrontados com os dados obtidos pela análise documental do Projeto Pedagógico do Curso.”

A análise documental realizada no projeto documental do curso revelou que a oferta do CEME seguiu contidos em obras dos seguintes autores: (DEMAILLY, 1995), (ARAÚJO; SILVA, 2009) e (MARIN, 1995). Diante dessa afirmativa Luan Henrique sugere que as discussões e demais atividades propostas no decorrer da formação visavam: (1) a resolução de problemas ligados à prática e/ou ao contexto dos professores, e a produção de conhecimentos a partir da troca de experiências e de saberes; (2) o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a própria prática e da postura ativa do sujeito em relação ao seu processo de formação, além do aguçamento do senso crítico do egresso na condução de sua prática pedagógica; e (3) o desenvolvimento das habilidades docentes necessárias para integrar as tecnologias na sala de aula observando os objetivos de ensino. “Em suma, a análise dos dados evidenciou que as reflexões teóricas oportunizadas pelo CEME fomentaram mudanças nas práticas dos professores. Os resultados indicaram a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Notamos, de igual modo, que essa integração tem ocorrido por meio da observância das especificidades do contexto que estão inseridos, associada às particularidades de cada mídia e articulada com os objetivos pedagógicos que se pretende alcançar. Não obstante, identificamos alguns sujeitos que mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos reduzindo-as a meros recursos de distração e desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.” Complementa Luan Alves. O autor ainda indica que, em ofertas futuras, o CEME continue explorando e integrando as realidades vivenciadas no contexto de atuação dos sujeitos participantes, de modo que a dinâmica proposta assuma a integralidade profissional e resulte em alterações expressivas nas práticas educacionais dos futuros professores. É que o programa também seja capaz de propor reflexões e práticas no decorrer de todos os módulos que compõem o curso e não apenas em momentos pontuais como o trabalho de conclusão de curso;de modo que, gradualmente, a prática docente seja redimensionada ao longo do processo formativo e não somente ao fim.

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