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Submitted by Admin Propp on Tue, 11/08/2020 - 15:27
Thais Lopes dos Santos Azevedo, discente do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, defendeu sua dissertação, intitulada “Corpo em cruzo: Uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny” financiado pela CAPES, CNPQ e FAPEMIG, nos últimos dias.
Nas palavras da autora, o estudo em questão teve como principal objetivo estudar alguns princípios da dança moderna africana, criada e desenvolvida pela coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, e como esses princípios podem ser desarticuladores das noções de colonialidade e poder no modo de produção da ciência. Sendo assim, o estudo de Thais Azevedo propõe a problematização a respeito das noções de corpo e corporeidade e a desmistificação da noção de exclusividade e neutralidade dos paradigmas eurocêntricos para o trabalho dos artistas da cena contemporânea, a partir da noção de cruzo.
A noção de cruzo, em conformidade com a pesquisadora, compreende as zonas fronteiriças de intersecção entre culturas, assim como a integralidade do corpo, sem as tradicionais separações estanques entre corpo, mente e alma, e sim um corpo atravessado por suas condições materiais de existência, sejam sociais, culturais, econômicas e/ou políticas em uma relação radical com a alteridade. Compreende-se também os saberes-fazeres advindos do campo das artes da cena materializados integralmente e não separados de maneira disciplinar.
A pesquisa de Thais Azevedo resultou não somente no texto da dissertação, como também em uma produção audiovisual intitulada “Encruzada”. Segundo Thais A. “a produção apresenta performances corporais e sonoras, inspiradas no universo poético desta investigação, articuladas pela revisão teórica.” O material terá publicação inédita em outubro deste ano no Congresso Internacional em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro-Portugal.