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Corpo em cruzo: Uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny

Portuguese, Brazil

Thais Lopes dos Santos Azevedo, discente do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, defendeu sua dissertação, intitulada “Corpo em cruzo: Uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny” financiado pela CAPES, CNPQ e FAPEMIG, nos últimos dias.

Nas palavras da autora, o estudo em questão teve como principal objetivo estudar alguns princípios da dança moderna africana, criada e desenvolvida pela coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, e como esses princípios podem ser desarticuladores das noções de colonialidade e poder no modo de produção da ciência. Sendo assim, o estudo de Thais Azevedo propõe a problematização a respeito das noções de corpo e corporeidade e a desmistificação da noção de exclusividade e neutralidade dos paradigmas eurocêntricos para o trabalho dos artistas da cena contemporânea, a partir da noção de cruzo.

A noção de cruzo, em conformidade com a pesquisadora, compreende as zonas fronteiriças de intersecção entre culturas, assim como a integralidade do corpo, sem as tradicionais separações estanques entre corpo, mente e alma, e sim um corpo atravessado por suas condições materiais de existência, sejam sociais, culturais, econômicas e/ou políticas em uma relação radical com a alteridade. Compreende-se também os saberes-fazeres advindos do campo das artes da cena materializados integralmente e não separados de maneira disciplinar.

A pesquisa de Thais Azevedo resultou não somente no texto da dissertação, como também em uma produção audiovisual intitulada “Encruzada”. Segundo Thais A. “a produção apresenta performances corporais e sonoras, inspiradas no universo poético desta investigação, articuladas pela revisão teórica.” O material terá publicação inédita em outubro deste ano no Congresso Internacional em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro-Portugal.

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